Gerando estratégias para uma efetiva internacionalização de commodities: uma simulação para a commodity algodão
Abstract
O objetivo deste trabalho é demonstrar, de forma didática, que para uma efetiva participação dos produtores, cooperativas ou trading companies brasileiros como players do mercado internacional do algodão, os mesmos deverão observar certos fatores, pois a não observância destes poderá fazer com que o produtor, ao entrar como real player, poderá ter, ao invés de lucros maximizados, prejuízos. Para tal, o trabalho faz um estudo sobre a paridade/formação do preço do algodão a ser exportado e posteriormente é feito um levantamento onde se compara o preço real pago ao produtor na exportação e no mercado interno. As cotações utilizadas como padrão para a formação do preço de exportação foram as cotações fornecidas pela Cotlook A em Liverpool, e na formação da metodologia foram aplicadas cálculos que participam do processo de formação do preço de exportação e importação. Os valores utilizados para servir de parâmetro dos valores pagos ao produtor foram: 1) VBC (valor básico de custeio), 2) Preço mínimo (ditado pelo governo) e 3) PPPMI (preço pago ao produtor no mercado interno).Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.