Relato de uma experiência metodológica para a disciplina “Empreendedorismo” em um curso de Administração
Abstract
Este artigo relata a aplicação de uma metodologia de ensino, construída empiricamente, para a disciplina empreendedorismo. Inicialmente foi realizada uma breve fundamentação teórica sobre empreendedorismo, considerando as suas definições conceituais, os aspectos ligados ao seu ensino e a sua respectiva aprendizagem, e ainda, foram descritas as características dos comportamentos empreendedores. Em seguida, procurou-se descrever com detalhes a metodologia de ensino utilizada, considerando as formas de avaliação que foram adotadas e as atividades pedagógicas – teóricas e práticas – propostas dentro e fora da sala de aula que envolveu: a leitura obrigatória de um livro, a exposição dialógica do conteúdo e a atividade prática “feira de empreendedorismo” realizada com planejamento e execução dos próprios estudantes sob a coordenação do professor da disciplina e o apoio da instituição. Finalmente foram expostos e discutidos os resultados, onde, por meio de uma pesquisa, levantou-se um positivo nível de aceitação de parte da metodologia pelos estudantes. Ainda na seção de resultados e discussão, relatou-se o satisfatório grau de desempenho dos estudantes em relação ao aprendizado teórico e prático, assim como, se discutiu os aspectos relevantes para a aplicação efetiva da metodologia.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.