Relato de uma experiência metodológica para a disciplina “Empreendedorismo” em um curso de Administração

Autores

  • Marcio de Cassio Juliano Faculdade Zumbi dos Palmares

Resumo

Este artigo relata a aplicação de uma metodologia de ensino, construída empiricamente, para a disciplina empreendedorismo. Inicialmente foi realizada uma breve fundamentação teórica sobre empreendedorismo, considerando as suas definições conceituais, os aspectos ligados ao seu ensino e a sua respectiva aprendizagem, e ainda, foram descritas as características dos comportamentos empreendedores. Em seguida, procurou-se descrever com detalhes a metodologia de ensino utilizada, considerando as formas de avaliação que foram adotadas e as atividades pedagógicas – teóricas e práticas – propostas dentro e fora da sala de aula que envolveu: a leitura obrigatória de um livro, a exposição dialógica do conteúdo e a atividade prática “feira de empreendedorismo” realizada com planejamento e execução dos próprios estudantes sob a coordenação do professor da disciplina e o apoio da instituição. Finalmente foram expostos e discutidos os resultados, onde, por meio de uma pesquisa, levantou-se um positivo nível de aceitação de parte da metodologia pelos estudantes. Ainda na seção de resultados e discussão, relatou-se o satisfatório grau de desempenho dos estudantes em relação ao aprendizado teórico e prático, assim como, se discutiu os aspectos relevantes para a aplicação efetiva da metodologia.

Downloads

Publicado

17-06-2011

Como Citar

JULIANO, M. de C. Relato de uma experiência metodológica para a disciplina “Empreendedorismo” em um curso de Administração. Revista ADMPG, [S. l.], v. 4, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/13953. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos