Política de incentivo à capacitação para os servidores técnico-administrativos em educação da UFSM/RS
Abstract
Para que se tenha uma instituição de ensino forte, de qualidade, preocupada em buscar uma gestão participativa, onde prevalece a liberdade de expressão, a igualdade de oportunidades, é imprescindível a valorização do profissional que nela atua. Essa valorização se dá pelo reconhecimento do seu trabalho para a instituição, que pode ser através de incentivos por planos de capacitação. Para tanto, fez-se uma pesquisa de campo para investigar se existe uma política de incentivo à capacitação dos servidores técnico-administrativos em educação (TAE), dos Centros de Ensino da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) do estado do Rio Grande do Sul (RS), para que melhor desempenhem suas funções no seu ambiente de trabalho. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário com perguntas fechadas, distribuídos aos TAE. A amostra dos participantes, estatisticamente selecionada, foi retirada por sorteio. Após análise das questões, concluiu-se que os TAE da UFSM apresentaram uma maior procura por cursos de capacitação oferecidos na instituição, em comparação aos oferecidos fora dela, e a quantidade de cursos realizados por pessoa é baixíssima. Em relação ao plano de capacitação oferecido pela UFSM, a maior parte dos servidores pesquisados acha satisfatório.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.