Política de incentivo à capacitação para os servidores técnico-administrativos em educação da UFSM/RS
Resumen
Para que se tenha uma instituição de ensino forte, de qualidade, preocupada em buscar uma gestão participativa, onde prevalece a liberdade de expressão, a igualdade de oportunidades, é imprescindível a valorização do profissional que nela atua. Essa valorização se dá pelo reconhecimento do seu trabalho para a instituição, que pode ser através de incentivos por planos de capacitação. Para tanto, fez-se uma pesquisa de campo para investigar se existe uma política de incentivo à capacitação dos servidores técnico-administrativos em educação (TAE), dos Centros de Ensino da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) do estado do Rio Grande do Sul (RS), para que melhor desempenhem suas funções no seu ambiente de trabalho. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário com perguntas fechadas, distribuídos aos TAE. A amostra dos participantes, estatisticamente selecionada, foi retirada por sorteio. Após análise das questões, concluiu-se que os TAE da UFSM apresentaram uma maior procura por cursos de capacitação oferecidos na instituição, em comparação aos oferecidos fora dela, e a quantidade de cursos realizados por pessoa é baixíssima. Em relação ao plano de capacitação oferecido pela UFSM, a maior parte dos servidores pesquisados acha satisfatório.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede conducir a cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación mediante la distribución de OJS y otro software que respalda el sistema de publicación disponible públicamente a fuentes académicas.
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.