RECOMENDAÇÕES DE ADEQUAÇÕES ERGONÔMICAS EM UMA EMPRESA BENEFECIADORA DE AÇO PRONTO
Abstract
A ausência do conhecimento ergonômico faz com que trabalhadores estejam suscetíveis a situações de trabalho executadas de formas inadequadas, por exemplo, realizar atividades com posturas incorretas e transportar/levantar objetos manualmente com sobrecarga. Movimentos mal executados e repetidos inúmeras vezes ao longo da vida laboral desencadeiam doenças ocupacionais no sistema músculo – esquelético, estresse e falta de motivação prejudicando a saúde, a segurança e o bem-estar do trabalhador. Este trabalho possui como objetivo principal analisar o ambiente de produção de uma empresa beneficiadora de aço para a construção civil, localizada na cidade de Santa Maria, RS; realizando um levantamento fotográfico das instalações e comparando com recomendações ergonômicas da lista de verificação disponibilizada pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO). Com base nos dados levantados, foram propostas práticas sobre: disposição de materiais, segurança de maquinário, organização e segurança no local de trabalho; com o propósito de assegurar o pleno atendimento das necessidades de produção, a segurança e saúde do trabalhador, a organização e higiene no local de trabalho e minimizar os desperdícios de diversas naturezas, proporcionando uma melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho e aumento da produtividade.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.