Comportamento do Consumidor Turista nos Restaurantes da Cidade de Caraguatatuba - SP
Abstract
O tema do trabalho é o comportamento do consumidor turista nos restaurantes da cidade de Caraguatatuba e o objetivo é identifi car as necessidades e desejos dos consumidores turistas em relação aos serviços oferecidos, assim como analisar as infl uências sociais, culturais e pessoais do consumidor na tomada de decisão ao escolher o restaurante para frequentar. A metodologia de pesquisa empregada foi o levantamento bibliográfi co dos principais autores que abordaram as teorias estudadas e o método de coleta de dados foi uma pesquisa de campo descritiva e exploratória com aplicação de um questionário. Na coleta de dados foi utilizada a amostragem probabilística aleatória simples, a turistas que frequentaram a cidade de Caraguatatuba. Podeseperceber com a pesquisa que o consumidor está exigente com itens como a higiene e a limpeza dos estabelecimentos, assim como a aparência dos pratos oferecidos nas refeições, os quais possuem o maior peso na decisão ao adquirir um serviço, sem esquecer o bom atendimento. Conclui-se que o perfil do consumidor que frequenta os restaurantes da cidade de Caraguatatuba é de pessoas com alto poder aquisitivo, e exigem mais dos serviços oferecidos pelos estabelecimentos comerciais. Em se tratando de produto alimentício, a higiene e a limpeza de todo o local deve ser observada pelo seu proprietário. Com a pesquisa pode-se
identifi car que o consumidor turista, na maioria das vezes, possui uma expectativa quanto à qualidade do serviço a ser adquirido e, ao recebê-lo com o grau superior ao esperado, retorna ao estabelecimento e o recomenda para amigos e familiares.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.