A Administração como ciência orientada à prática
Abstract
Acadêmicos de Administração frequentemente deparam-se com a questão de a mesma ser considerada ciência, e de que modo estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática. O objetivo deste estudo é discutir a posição científi ca da pesquisa em administração ou, em outras palavras, a viabilidade de se conceituar a administração como ciência, bem como se a formação da administração é sufi cientemente orientada à prática. Foi realizada uma revisão da literatura que possibilitou classifi car quatrocaracterísticas para avaliação do nível de orientação à prática na administração, bem como critérios de demarcação desenvolvidos
pela escola do racionalismo lógico. Buscou-se evidência empírica, junto ao banco de dados da CAPES, programa de Pós-Graduação em Administração da PUCPR, as dissertações de mestrado disponíveis a partir do ano de 2008. Os resultados encontrados demonstram que o programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-PR apresenta, em sua maioria, características com orientação à prática e, ainda, não foi possível falsear a hipótese de que a Administração é uma ciência. Portanto, este trabalho possibilitou a realização de algumas análises na busca de um maior entendimento da administração como área da ciência, fornecendo inputs a outros pesquisadores no desenvolvimento de trabalhos futuros sobre o assunto.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.