A Administração como ciência orientada à prática
Resumen
Acadêmicos de Administração frequentemente deparam-se com a questão de a mesma ser considerada ciência, e de que modo estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática. O objetivo deste estudo é discutir a posição científi ca da pesquisa em administração ou, em outras palavras, a viabilidade de se conceituar a administração como ciência, bem como se a formação da administração é sufi cientemente orientada à prática. Foi realizada uma revisão da literatura que possibilitou classifi car quatrocaracterísticas para avaliação do nível de orientação à prática na administração, bem como critérios de demarcação desenvolvidos
pela escola do racionalismo lógico. Buscou-se evidência empírica, junto ao banco de dados da CAPES, programa de Pós-Graduação em Administração da PUCPR, as dissertações de mestrado disponíveis a partir do ano de 2008. Os resultados encontrados demonstram que o programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-PR apresenta, em sua maioria, características com orientação à prática e, ainda, não foi possível falsear a hipótese de que a Administração é uma ciência. Portanto, este trabalho possibilitou a realização de algumas análises na busca de um maior entendimento da administração como área da ciência, fornecendo inputs a outros pesquisadores no desenvolvimento de trabalhos futuros sobre o assunto.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede conducir a cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación mediante la distribución de OJS y otro software que respalda el sistema de publicación disponible públicamente a fuentes académicas.
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.