Geração y e processos de aprendizagem: um estudo exploratório em cursos profissionalizantes de Administração e Marketing do interior de Santa Catarina
Abstract
As escolas profissionalizantes, suas equipes pedagógicas e seus professores cada vez mais sentem-se desafiados a trabalhar de forma diferenciada e consonante às demandas de mercado, processo que se intensifica ainda mais ao se considerar as dificuldades enfrentadas na convivência com diferentes gerações na atualidade, contexto que os conduz a repensar a forma de ensinar e aprender. Parte representativa dos alunos dos cursos profissionalizantes pertence à denominada Geração Y. Esses alunos têm como característica um perfil dinâmico e a necessidade de interagir constantemente com a tecnologia. Essa influência os torna extremamente conectados com as mídias e redes sociais, expressando muitas vezes resistência às aulas tradicionais, ao passo que valorizam o conhecimento, mas trabalham com ele sob um novo paradigma. Nessa direção, a presente pesquisa apresenta dados que expressam a visão de alunos matriculados em cursos profissionalizantes de administração e de marketing do SENAC do interior do Estado de Santa Catarina, Brasil, suas relações com o ensino e aprendizagem, assim como uma avaliação na percepção destes alunos do perfil de professores atuantes nos cursos. Os dados obtidos expressam a necessidade de adequações metodológicas, revertendo em aulas mais dinâmicas e que contemplem processos de maior interação entre alunos-professores. O estudo aponta ainda que o domínio do conteúdo e aspectos direcionados à gestão de classe, critérios claros e disciplina em sala de aula são valorizados pelos alunos pertencentes à Geração Y. As referidas informações podem auxiliar os profissionais atuantes nos cursos profissionalizantes, contribuindo para ressignificar práticas adotadas no relacionamento em sala de aula e melhor desempenho dos alunos.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.