Geração y e processos de aprendizagem: um estudo exploratório em cursos profissionalizantes de Administração e Marketing do interior de Santa Catarina
Resumen
As escolas profissionalizantes, suas equipes pedagógicas e seus professores cada vez mais sentem-se desafiados a trabalhar de forma diferenciada e consonante às demandas de mercado, processo que se intensifica ainda mais ao se considerar as dificuldades enfrentadas na convivência com diferentes gerações na atualidade, contexto que os conduz a repensar a forma de ensinar e aprender. Parte representativa dos alunos dos cursos profissionalizantes pertence à denominada Geração Y. Esses alunos têm como característica um perfil dinâmico e a necessidade de interagir constantemente com a tecnologia. Essa influência os torna extremamente conectados com as mídias e redes sociais, expressando muitas vezes resistência às aulas tradicionais, ao passo que valorizam o conhecimento, mas trabalham com ele sob um novo paradigma. Nessa direção, a presente pesquisa apresenta dados que expressam a visão de alunos matriculados em cursos profissionalizantes de administração e de marketing do SENAC do interior do Estado de Santa Catarina, Brasil, suas relações com o ensino e aprendizagem, assim como uma avaliação na percepção destes alunos do perfil de professores atuantes nos cursos. Os dados obtidos expressam a necessidade de adequações metodológicas, revertendo em aulas mais dinâmicas e que contemplem processos de maior interação entre alunos-professores. O estudo aponta ainda que o domínio do conteúdo e aspectos direcionados à gestão de classe, critérios claros e disciplina em sala de aula são valorizados pelos alunos pertencentes à Geração Y. As referidas informações podem auxiliar os profissionais atuantes nos cursos profissionalizantes, contribuindo para ressignificar práticas adotadas no relacionamento em sala de aula e melhor desempenho dos alunos.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede conducir a cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación mediante la distribución de OJS y otro software que respalda el sistema de publicación disponible públicamente a fuentes académicas.
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.