Cultura Organizacional como impulsionadora para a inovação: um estudo de uma empresa de pesquisa e desenvolvimento
Abstract
O novo cenário altamente competitivo e com clientes cada vez mais exigentes é fundamental para que as empresas levem a inovação como parte do seu dia a dia, a fim de adquirem diferenciais perante seus concorrentes. A concorrência, que antes se baseava em empresas locais, tomou dimensão mundial e procura novas fatias de mercado, fazendo com que as empresas que não satisfaçam novas e mais encorpadas necessidades sejam esmagadas pela massa de novos entrantes no mercado. Com clientes mais exigentes, é necessário que haja mudanças nas organizações no que se refere a seus valores, costumes, crenças e objetivos, o que leva impactos a todos os seus envolvidos, e, assim, a inovação começa a fazer parte destas mudanças. Foi realizada a análise de uma empresa com poucos anos de existência que atua na área de Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais na região metropolitana de Curitiba, estado do Paraná, Brasil, que consegue, a partir de sua cultura organizacional, levar inovação a seus colaboradores e fazer disso a sua essência. Ainda, com autonomia, conhecimento e motivação tornar estes profissionais peças fundamentais para o valor que a organização possui hoje no mercado onde atua.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.