Cultura Organizacional como impulsionadora para a inovação: um estudo de uma empresa de pesquisa e desenvolvimento

Autores

  • Rosangela Costruba UFPR

Resumo

O novo cenário altamente competitivo e com clientes cada vez mais exigentes é fundamental para que as empresas levem a inovação como parte do seu dia a dia, a fim de adquirem diferenciais perante seus concorrentes. A concorrência, que antes se baseava em empresas locais, tomou dimensão mundial e procura novas fatias de mercado, fazendo com que as empresas que não satisfaçam novas e mais encorpadas necessidades sejam esmagadas pela massa de novos entrantes no mercado. Com clientes mais exigentes, é necessário que haja mudanças nas organizações no que se refere a seus valores, costumes, crenças e objetivos, o que leva impactos a todos os seus envolvidos, e, assim, a inovação começa a fazer parte destas mudanças. Foi realizada a análise de uma empresa com poucos anos de existência que atua na área de Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais na região metropolitana de Curitiba, estado do Paraná, Brasil, que consegue, a partir de sua cultura organizacional, levar inovação a seus colaboradores e fazer disso a sua essência. Ainda, com autonomia, conhecimento e motivação tornar estes profissionais peças fundamentais para o valor que a organização possui hoje no mercado onde atua.

Downloads

Publicado

18-07-2014

Como Citar

COSTRUBA, R. Cultura Organizacional como impulsionadora para a inovação: um estudo de uma empresa de pesquisa e desenvolvimento. Revista ADMPG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/14038. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos