Indicadores de sustentabilidade nas organizações: a aplicação do Método Gaia de gerenciamento de impactos ambientais em uma empresa metalúrgica do Sudoeste do Paraná
Abstract
O estudo tem por objetivo aplicar um método de gerenciamento de impactos ambientais, elaborado para medir o grau de sustentabilidade das organizações. Nesse intuito, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do tema sustentabilidade empresarial, a qual abordou os principais teóricos da área, de forma que o arcabouço teórico pudesse sustentar a pesquisa de campo, efetivada em empresa do setor metalúrgico de uma cidade do sudoeste do Estado do Paraná, Brasil, que fabrica pias, tanques e demais artefatos metálicos de utilidade doméstica. Por meio da aplicação do questionário na empresa, percebeu-se que ela possui sustentabilidade adequada, perfazendo 56,75, e , portanto, apresenta os caminhos que deve seguir para a melhoria em sua gestão ambiental. Futuros estudos devem ampliar o foco desse método, tratando mais profundamente dos indicadores econômicos e sociais.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.