Estratégia de internacionalização: um ensaio teórico sob a taxonomia de Miles e Snow
Abstract
O presente artigo é um ensaio teórico que se propõe a estudar os pontos de convergência entre os tipos estratégicos de Miles e Snow e os modos de entrada para a expansão internacional. O estudo foi feito através do exame de relacionamento entre a estrutura organizacional e os tipos estratégicos, da explicação dos tipos estratégicos a partir das características do executivo, da identificação da relação entre as estratégias competitivas e as de manufatura, na análise do alinhamento entre as estratégias e os tipos estratégicos, das relações entre os modos de entrada em mercados internacionais e a estrutura organizacional e, finalmente, culminando com a identificação das variáveis envolvidas no processo decisório de internacionalização que também estão presentes no comportamento estratégico de Miles e Snow. A análise teórica possibilitou indicar os modos de entrada mais adequados a cada um dos tipos estratégicos, conforme segue: Prospectores: Aquisição e Subsidiária; Analíticos: Alianças e Aquisição; Defensores: Exportação e Alianças; e Reativos: Licenciamento e Exportação. Concluiu-se que, independentemente dos tipos estratégicos vigentes, todas as empresas podem usufruir dos benefícios da internacionalização, porém é necessáriodeterminar cuidadosamente o modo de entrada mais adequado.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.