Lógicas de gestão: uma reflexão acerca de seus constrangimentos aos processos de aprendizagem e formação de competência
Resumen
O processo de formação de competência está relacionado de forma íntima com o processo de aprendizagem, sendo o profissional competente aquele que aprende a aprender. Os processos de aprendizagem e formação de competência exigem determinadas características do ambiente de trabalho para que ocorram; todavia, nem sempre a lógica de gestão adotada na organização possibilita a criação deste ambiente. Este trabalho analisou duas lógicas de gestão em relação ao ambiente ideal para identificar os constrangimentos existentes. As lógicas são baseadas em uma definição epistemológica das organizações, sendo elas: lógica do ator, com base na abordagem fenomenológica, entendendo que as ações humanas podem ser explicadas apenas a posteriori, sem regras de ações pré-concebidas e com intensos jogos políticos; e a lógica do agir organizacional, originada na 3ª via de Weber, vendo as organizações como processos estruturantes. Um estudo de caso foi realizado com duas empresas, identificando a correspondência delas com as principais características das lógicas, e verificando os constrangimentos à aprendizagem e formação de competência. Concluiu-se que os jogos de poder na lógica do ator dificultam as ações dos sujeitos, dificultando também seu desenvolvimento, enquanto que a visão de organização estruturante apresenta-se como mais adequada à aprendizagem e ação competente. Nesse contexto, o presente artigo almeja explicitar como cada lógica de gestão constrange os processos de aprendizagem e formação de competência.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede conducir a cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación mediante la distribución de OJS y otro software que respalda el sistema de publicación disponible públicamente a fuentes académicas.
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.