Importância e utilização de atividades e ferramentas para a obtenção de informações de marketing no setor da construção civil de Londrina/ PR
Resumen
O entendimento e a satisfação dos desejos e das necessidades dos consumidores são de extrema importância para o sucesso de um produto no mercado. Desta forma, torna-se relevante a adoção de estratégias de marketing que estejam apoiadas em informações precisas sobre o mercado onde as empresas estejam atuando. O presente estudo tem como objetivo demonstrar a opinião dos profissionais da construção civil de Londrina-PR, quanto à importância e à utilização de atividades e ferramentas para a obtenção de informações de marketing para a tomada de decisão. A pesquisa realizada caracteriza-se como descritiva e não probabilística, contando com amostra de 26 empresas selecionadas por acessibilidade. O tratamento e a análise dos dados foram realizados por meio do software SPSS. Cabe destacar que foi conduzida uma revisão da literatura sobre os sistemas de informações de marketing e sobre o setor da construção civil. Entre as principais conclusões obtidas a partir do estudo, verificou-se que o marketing ainda é pouco utilizado no setor da construção civil, podendo classificar a maioria das empresas como atuantes na “era das vendas”, ou seja, estas concebem seus produtos sem utilizar informações a respeito do mercado, resultando em maiores esforços, tanto financeiros, como operacionais, para a realização de suas vendas. Conclui-se, também, que aquelas empresas que possuem departamento de marketing, atuam de forma diferente quanto a busca e a utilização de informações para a tomada de decisão.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede conducir a cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación mediante la distribución de OJS y otro software que respalda el sistema de publicación disponible públicamente a fuentes académicas.
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.