Importância e utilização de atividades e ferramentas para a obtenção de informações de marketing no setor da construção civil de Londrina/ PR

Autores/as

  • Mario Nei Pacagnan UEL/UEM
  • Renato da Rocha Neto UEL
  • Natália Pagan de Araújo UEL

Resumen

O entendimento e a satisfação dos desejos e das necessidades dos consumidores são de extrema importância para o sucesso de um produto no mercado. Desta forma, torna-se relevante a adoção de estratégias de marketing que estejam apoiadas em informações precisas sobre o mercado onde as empresas estejam atuando. O presente estudo tem como objetivo demonstrar a opinião dos profissionais da construção civil de Londrina-PR, quanto à importância e à utilização de atividades e ferramentas para a obtenção de informações de marketing para a tomada de decisão. A pesquisa realizada caracteriza-se como descritiva e não probabilística, contando com amostra de 26 empresas selecionadas por acessibilidade. O tratamento e a análise dos dados foram realizados por meio do software SPSS. Cabe destacar que foi conduzida uma revisão da literatura sobre os sistemas de informações de marketing e sobre o setor da construção civil. Entre as principais conclusões obtidas a partir do estudo, verificou-se que o marketing ainda é pouco utilizado no setor da construção civil, podendo classificar a maioria das empresas como atuantes na “era das vendas”, ou seja, estas concebem seus produtos sem utilizar informações a respeito do mercado, resultando em maiores esforços, tanto financeiros, como operacionais, para a realização de suas vendas. Conclui-se, também, que aquelas empresas que possuem departamento de marketing, atuam de forma diferente quanto a busca e a utilização de informações para a tomada de decisão.

Publicado

2009-01-01

Cómo citar

PACAGNAN, M. N.; ROCHA NETO, R. da; ARAÚJO, N. P. de. Importância e utilização de atividades e ferramentas para a obtenção de informações de marketing no setor da construção civil de Londrina/ PR. Revista ADMPG, [S. l.], v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/13879. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a