Uma abordagem para a promoção de habilidades empreendedoras por meio do ensino de sustentabilidade na educação básica utilizando o conceito de sistemas produto-serviço

Autores/as

  • Cristiano Tolfo UNIPAMPA
  • Jaline Gonçalves Mombach UNIPAMPA
  • Marcelo Gitirana Gomes Ferreira UFSC

Resumen

A educação ambiental e o empreendedorismo são temas que têm sido abordados em grande parte das escolas de educação básica. Tendo como foco a aplicabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental, este trabalho apresenta a proposta de uma abordagem para a promoção de habilidades empreendedoras por meio do ensino de sustentabilidade na educação básica utilizando o conceito de PSS. Para a elaboração da referida proposta foi pesquisado um conjunto de habilidades que são
características de pessoas empreendedoras e também o conceito de sistemas de produto-serviço que é apresentado como uma alternativa para a geração de ideias que possam ser materializadas em soluções
que envolvem produtos, serviços e modelos de negócio que primem pelo consumo racional e a consciência ecológico-ambiental. O ensaio teórico apresentado neste artigo é de cunho exploratório, pois por meio de pesquisa bibliográfica visa relacionar os conceitos envolvidos na abordagem e fazem parte da etapa inicial de um projeto de pesquisa e extensão que prevê a realização de estudos de caso em escolas de educação básica. Os resultados do referido ensaio permitiram elaborar o relacionamento entre os temas abordados e apontam para a aplicabilidade da proposta, bem como, para o seu potencial de geração de estudos futuros. Identificou-se também que a aplicabilidade da proposta deve considerar o nível de desenvolvimento de cada turma e o contexto da sua escola e comunidade.

Publicado

2019-07-18

Cómo citar

TOLFO, C.; MOMBACH, J. G.; FERREIRA, M. G. G. Uma abordagem para a promoção de habilidades empreendedoras por meio do ensino de sustentabilidade na educação básica utilizando o conceito de sistemas produto-serviço. Revista ADMPG, [S. l.], v. 5, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/14001. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos