Uma abordagem para a promoção de habilidades empreendedoras por meio do ensino de sustentabilidade na educação básica utilizando o conceito de sistemas produto-serviço
Resumo
A educação ambiental e o empreendedorismo são temas que têm sido abordados em grande parte das escolas de educação básica. Tendo como foco a aplicabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental, este trabalho apresenta a proposta de uma abordagem para a promoção de habilidades empreendedoras por meio do ensino de sustentabilidade na educação básica utilizando o conceito de PSS. Para a elaboração da referida proposta foi pesquisado um conjunto de habilidades que sãocaracterísticas de pessoas empreendedoras e também o conceito de sistemas de produto-serviço que é apresentado como uma alternativa para a geração de ideias que possam ser materializadas em soluções
que envolvem produtos, serviços e modelos de negócio que primem pelo consumo racional e a consciência ecológico-ambiental. O ensaio teórico apresentado neste artigo é de cunho exploratório, pois por meio de pesquisa bibliográfica visa relacionar os conceitos envolvidos na abordagem e fazem parte da etapa inicial de um projeto de pesquisa e extensão que prevê a realização de estudos de caso em escolas de educação básica. Os resultados do referido ensaio permitiram elaborar o relacionamento entre os temas abordados e apontam para a aplicabilidade da proposta, bem como, para o seu potencial de geração de estudos futuros. Identificou-se também que a aplicabilidade da proposta deve considerar o nível de desenvolvimento de cada turma e o contexto da sua escola e comunidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.