Apuração dos custos dos cursos oferecidos em uma escola de informática através do método das seções homogêneas

Autores/as

  • Gefferson Henrique de Oliveira Soares UEM
  • Katia Abbas UEM
  • Marguit Neumann Gonçalves UEM

Resumen

Vários autores expõem a Contabilidade de Custos como uma importante e eficiente ferramenta que serve para gerar informações para o controle e a tomada de decisão. E, diante do aumento da concorrência, as empresas, em especial as prestadoras de serviços, passaram a ter que se preocupar com a questão dos “custos”. Assim, diante da importância da gestão de custos e também das empresas prestadoras de serviços na economia brasileira, este trabalho tem como objetivo apurar os custos dos cursos oferecidos em uma escola de informática através do método das seções homogêneas, para poder avaliar quais são os cursos de maior custo para a empresa. Para tanto, esta pesquisa é aplicada quanto à finalidade; exploratória quanto aos objetivos; estudo de caso quanto aos procedimentos; e qualitativa-quantitativa quanto à abordagem do problema. Por meio do método das seções homogêneas foi possível obter, além dos custos dos centros auxiliares (administração, secretaria e
serviços gerais) e produtivo (ensino), os custos dos diversos cursos oferecidos. Ressalta-se que os cursos AutoCAD prático, CoreDRAW, Excel, Hardware, Ilustrator, Java, Oracle, Photoshop, PHP, Sketchup, Studio Max 3D e Studio Max Modelagem 3D, são os que apresentam maior custo para a empresa.

Publicado

2019-07-18

Cómo citar

SOARES, G. H. de O.; ABBAS, K.; GONÇALVES, M. N. Apuração dos custos dos cursos oferecidos em uma escola de informática através do método das seções homogêneas. Revista ADMPG, [S. l.], v. 5, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/14007. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos