Liderança, Inovação em Rede e Laboratórios de Inovação: Uma Análise Epistemológica
DOI:
https://doi.org/10.5212/Admpg.v.01.2503.012Resumo
Este estudo realiza análises epistemológicas e sociológicas para fornecer uma compreensão multidimensional dos temas liderança, inovação em rede e laboratórios de inovação, baseadas na revisão de literatura e na escolha de artigos representativos. Os autores selecionados — Tõnurist, Kattel, Lember, Puttick, e Rodríguez e Grandinetti — foram escolhidos devido às suas contribuições substanciais e perspectivas variadas sobre inovação no setor público. A análise epistemológica identifica como metodologias e teorias específicas influenciam as abordagens dos autores, revelando uma intersecção de empirismo, racionalismo, funcionalismo e construtivismo, ilustrando a complexidade do campo. Por outro lado, a análise sociológica destaca como as origens e contextos culturais dos autores moldam suas perspectivas e abordagens. A pesquisa revela a necessidade de abordagens integradas que considerem tanto as teorias quanto as práticas, e sugere uma expansão dos estudos sobre liderança e inovação pública no Brasil, onde as particularidades culturais e institucionais podem oferecer novas perspectivas sobre o tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vicente Moreira, Solange Maria da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
