JORNADA PROFISSIONAL E ACADÊMICA: O Conflito e o Impacto na Qualidade de Vida no Trabalho
Resumo
O presente estudo pretende analisar os impactos da conciliação da jornada de trabalho com a jornada acadêmica na qualidade de vida no trabalho em estudantes universitários, relação pouco explorada em estudos acadêmicos. Para tanto, foi realizada uma Survey e obtidas 226 respostas válidas de indivíduos que conciliaram trabalho e estudo durante sua jornada de trabalho/estudos. A pesquisa busca identificar a percepção dos indivíduos, com relação a carga horária trabalhada, benefícios oferecidos, atividades voltadas ao bem-estar, tempo de deslocamento para o trabalho e faculdade, sintomas de cansaço, estresse ou depressão já apresentados dentre outras abordagens pertinentes ao tema. Com base nas respostas obtidas, identificamos que cerca de 70% dos respondentes acreditam que o fato de conciliar trabalho e estudo prejudicava o desempenho na faculdade e indicação de diversos sintomas apresentados durante o período de trabalho e estudo conjunto. Além disso, foram realizados testes ANOVA para testar a correlação entre a qualidade de vida no trabalho com os fatores relacionados a dupla jornada levada pelos participantes da pesquisa. Com este trabalho buscamos contribuir para o direcionamento de novos estudos que avaliem o desgaste físico e emocional apresentado por estudantes que conciliam estudo e trabalho e os impactos que a dupla jornada tem na QVT.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.