ANÁLISE DA ADESÃO À PLATAFORMA DE INTEROPERABILIDADE DO ESTADO NO MUNICÍPIO DE LIMA, PERÚ
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a adesão dos municípios que compõem a região metropolitana de Lima, no Peru, à Plataforma Estadual de Interoperabilidade (PIDE). O governo eletrônico, do qual a interoperabilidade faz parte, acompanha a introdução do modelo de estado gerencial. A nova gestão pública exige que a administração pública seja transparente, privilegie o controle social e a responsabilidade. Nesse sentido, os cidadãos devem ter acesso às informações necessárias para seus procedimentos, uma vez que são os principais consumidores de serviços públicos. O estudo apresenta uma das sugestões feitas pelo grupo de trabalho sobre decisões governamentais e públicas, o Mestrado em Governo e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Peru, seguido pela relação de causa e efeito. Em seguida, retorna à estrutura regulatória para entender as lacunas no processo de tomada de dec4isão, levando à necessidade de entrevistas com as partes interessadas. Finalmente, a partir da metodologia de design thinking, é desenvolvido um protótipo para preencher uma das lacunas identificadas, a adesão dos serviços públicos ao governo eletrônico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.