INTEGRANDO CAPACIDADES GERENCIAIS E ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
Resumo
A pandemia da Covid-19 afetou as organizações como um todo, tanto as públicas quanto as privadas. Nesse cenário, as organizações educacionais foram consideravelmente impactadas pelas mudanças provocadas pela pandemia, seja ajustando normas de segurança sanitária, adaptando ambientes organizacionais de trabalho, buscando parcerias e tecnologias de suporte aos novos modelos de trabalho virtual, e, até mesmo, incrementando seus portfólios de projetos com ações inovadoras. Assim, essa pesquisa busca compreender como as capacidades gerenciais dos tomadores de decisão influenciaram as estratégias de ação de enfrentamento à pandemia para o funcionamento do programa de formação técnica de escolas profissionalizantes do governo do Estado do Ceará, Brasil. Para tanto, foram realizadas entrevistas com os gestores de uma coordenadoria de educação profissional, associadas à pesquisa documental, tomando como referência trabalhos com foco na abordagem das teorias de Microfundamentos e Estratégica como Prática, que relacionassem essas teorias com o desempenho das mudanças estratégicas realizadas nas organizações. O estudo constatou que as capacidades gerenciais quando são potencializadas por estratégias de gestão moderna, principalmente em ações de formação contínua de gestores e seus subordinados, representam importante recurso de enfrentamento a contextos conturbados e cenários de instabilidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.