GESTÃO INTEGRADA

UM DIÁGNÓSTICO ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO FARMACÊUTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Admpg.v.12.21136.011

Resumo

Este estudo o objetivo de realizar um diagnóstico organizacional no setor administrativo de uma MPE do ramo farmacêutico do Município de Cianorte – PR. Pressupõe-se que a gestão que integra as áreas de marketing, vendas, finanças e de custos pode potencializar os resultados de uma organização. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, e a coleta de dados incluiu entrevistas, observações e documentos. A análise de dados se deu pela técnica de análise de conteúdo.  Os  principais  resultados  indicam  que  não haviam estratégias e planejamentos pré-definidos para as áreas de marketing e vendas, todavia, foi destacado o relacionamento pessoal com os clientes, culminando na lealdade destes. Por não haver uma organização satisfatória da área financeira e a gestora desconhecer os gastos totais que implicam no preço do produto, foram percebidas dificuldades em traçar estratégias competitivas. Com isso, estimou-se a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio dos produtos mais vendidos, propiciando informações para decisões estratégicas do mix de produtos e precificação. Foram recomendadas ações de melhorias para o marketing e vendas, como ampliar a utilização de redes sociais; bem como foi ralizada uma análise SWOT e uma planilha de controle financeiro, evidenciando um panorama do ambiente de atuação da farmácia e possibilitando melhor organização das finanças. Conclui-se que é nessessária a gestão integrada desses setores para alavancar os negócios. Os resultados desta pequisa contribuem para área acadêmica, ao fomentar pesquisas na área, e profissional, ao evidenciar medidas de melhorias na gestão.

Downloads

Publicado

22-11-2022

Como Citar

NEGRELLI DA SILVA, B. .; SILVA VILELA, N. G. .; WOLF JORGE, A. L. .; DOS SANTOS, H. T. . GESTÃO INTEGRADA: UM DIÁGNÓSTICO ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO FARMACÊUTICO. Revista ADMPG, [S. l.], v. 12, n. 1, 2022. DOI: 10.5212/Admpg.v.12.21136.011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/21136. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos