DESENVOLVIMENTO DE UM EMPREENDIMENTO CERVEJEIRO E SEUS DESAFIOS ESTRATÉGICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Admpg.v.14.23773.010

Resumo

Este artigo tem por objetivo avaliar o planejamento, execução e os adequação das estratégias de uma microcervejaria (brewpub) localizada no interior do Paraná, durante o período de pandemia. Foi realizado um estudo de caso, operacionalizado por meio de entrevistas com os três sócios fundadores e observação participante com coleta de informações no local em que os fatos e fenômenos aconteceram. A partir da análise do caso, foram identificadas particularidades que envolveram a abertura do negócio em um cenário de restrições econômicas e de crise financeira vivenciada no país, principalmente no que tange os serviços de alimentação com atendimento presencial. Neste cenário pandêmico, evidenciou-se que boa administração dos recursos e marketing eficiente possibilitaram a abertura do empreendimento com significativo sucesso. Observou-se que o planejamento contribuiu para que decisões acerca da estratégia pudessem ser tomadas de forma mais rápida. Conclui-se, portanto, que a estratégia, adotada pelos empreendedores permitiu superar as dificuldades impostas pela pandemia e alcançar, sobretudo suas metas e objetivos estabelecidos. Entretanto, também foi possível observar o papel do processo de gestão que ao mesmo tempo foi capaz de superar desafios iniciais da pandemia, mas que está tendo dificuldades em atuar em um mercado menos volátil.

Downloads

Publicado

02-09-2024

Como Citar

MACHADO FOLLMANN, E.; CANOPF, L. .; BRAMBILLA, N. .; NEIMAR FOLLMANN; RAUBBER, D. . DESENVOLVIMENTO DE UM EMPREENDIMENTO CERVEJEIRO E SEUS DESAFIOS ESTRATÉGICOS. Revista ADMPG, [S. l.], v. 14, n. 1, 2024. DOI: 10.5212/Admpg.v.14.23773.010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/23773. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos