A INFLUÊNCIA DOS SETORES ECONÔMICOS NA EMISSÃO DE CO2
UM ESTUDO NOS ESTADOS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Admpg.v.12.21112.007Resumo
Emissões de gases efeito estufa (GEE), aquecimento global e mudanças climáticas são preocupações prementes na sociedade. Todos os setores econômicos demandam por produtos e serviços e suas atividades se relacionam às emissões de GEE, especialmente de dióxido de carbono (CO2). A fim de compreender o comportamento dessas variáveis no Brasil, em um nível subnacional, este estudo tem como objetivo identificar a relação entre os setores econômicos e as emissões de CO2 nos estados brasileiros. Metodologicamente trata-se de um estudo quantitativo com realização de testes de correlação. Considera-se como variável dependente a emissão de CO2 mensurada a partir número de toneladas de CO2 equivalente geradas em cada Unidade Federativa. As variáveis independentes, por sua vez, correspondem a participação em percentual dos setores primário, secundário e terciário no PIB do estado. Os resultados confirmam a relação entre a emisão de CO2 e a participação do setor agropecuário e industrial na economia, ou seja, quanto maior é a participação do setor primário e secundário no PIB, maior tende a ser e amissão de CO2. Por outro lado, foi identificada uma relação negativa entre emissão de CO2 e o setor de serviços, sendo o setor terciário um setor que contribui para a redução das emissões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Flavia Massuga, Simone Soares Mangoni, Sérgio Luis Dias Doliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.