A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Autores

  • Jucelino Cortez Universidade de Passo Fundo - UPF http://orcid.org/0000-0001-8642-5605
  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Cleci Terezinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Álvaro Becker da Rosa Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Carlos Ariel Samudio Perez Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Alisson Giacomelli Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Luiz Eduardo Spalding Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Juliano Cavalcanti Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Marivane de Oliveira Biazus Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Marcelo da Silva Universidade de Passo Fundo - UPF

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i2.0006

Palavras-chave:

Atividade de Extensão, Extensão Universitária, Formação de Professores de Física.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar como acontece a curricularização das ações extensionistas desenvolvidas no curso de Física (Licenciatura) da Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Para tal intento, busca-se destacar o compromisso da Universidade com as atividades de extensão, bem como abordar as orientações governamentais que remetem à inserção dessas ações no currículo dos cursos. A construção também diferencia as várias concepções do caráter extensionista, procurando destacar a visão de extensão universitária como aporte para a formação acadêmica. Na sequência, apresentam-se as atividades desenvolvidas no referido curso, com o objetivo de contribuir para novas discussões e análises em torno deste importante tema para os cursos de licenciatura.

Biografia do Autor

Jucelino Cortez, Universidade de Passo Fundo - UPF

Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo - RS, Brasil. Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo - UPF

Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo - RS, Brasil. Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde.

Cleci Terezinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo - UPF

Professora da Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo - RS, Brasil. Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica 

Álvaro Becker da Rosa, Universidade de Passo Fundo - UPF

Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo - RS, Brasil. Aluno de Doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis - SC, Brasil.

Carlos Ariel Samudio Perez, Universidade de Passo Fundo - UPF

Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo - RS, Brasil. Doutorado em Física.

Alisson Giacomelli, Universidade de Passo Fundo - UPF

Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo - RS, Brasil. Aluno de Doutorado da Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo - RS, Brasil.

Luiz Eduardo Spalding, Universidade de Passo Fundo - UPF

Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo - RS, Brasil. Doutorado em Engenharia Elétrica

Juliano Cavalcanti, Universidade de Passo Fundo - UPF

Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo - RS, Brasil. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. 

Marivane de Oliveira Biazus, Universidade de Passo Fundo - UPF

Professora da Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo - RS, Brasil. Aluna de Doutorado da Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo - RS, Brasil.

Marcelo da Silva, Universidade de Passo Fundo - UPF

Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo - RS, Brasil. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. 

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Publicado

2019-04-29