A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
DOI :
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i2.0006Mots-clés :
Atividade de Extensão, Extensão Universitária, Formação de Professores de Física.Résumé
Este artigo tem por objetivo apresentar como acontece a curricularização das ações extensionistas desenvolvidas no curso de Física (Licenciatura) da Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Para tal intento, busca-se destacar o compromisso da Universidade com as atividades de extensão, bem como abordar as orientações governamentais que remetem à inserção dessas ações no currículo dos cursos. A construção também diferencia as várias concepções do caráter extensionista, procurando destacar a visão de extensão universitária como aporte para a formação acadêmica. Na sequência, apresentam-se as atividades desenvolvidas no referido curso, com o objetivo de contribuir para novas discussões e análises em torno deste importante tema para os cursos de licenciatura.
Références
ALMEIDA, Luciane Pinho. A Extensão Universitária no Brasil: Processos de Aprendizagem a Partir da Experiência e do Sentido. Dire-Diversité - Recherches et Terrains Limoges, n. 7, 2015.
BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Diário Oficial da União. Brasília, 2004.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Diário Oficial da União. República Federativa do Brasil – Imprensa Nacional. Brasília, DF, 26 jun. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Planejando a Próxima Década. Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/Sase), 2014.
CARBONARI, Maria Elisa Ehrhardt; PEREIRA, Adriana Camargo. A Extensão Universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade. Revista de Educação da Anhanguera Educacional, v.10, n.10, 2007.
CHIQUETTO, Marcos José. O Currículo de Física do Ensino Médio no Brasil: Discussão Retrospectiva, Revista ecurriculum, São Paulo, v.7, n.1, 2011.
DALBOSCO, Claudio Almir; FÁVERO, Altair Alberto. Universidade e formação pedagógica: a busca por excelência no ensino, pesquisa e extensão. In: CASAGRANDA, Edison A.; VALÉRIO, Patrícia da Silva; SGARI, Rosani (Org.). Universidade e formação. 1.ed. Passo Fundo: UPF Editora, 2017, p. 13-35.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 6.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
GIMENEZ, A. M. N.; BONACELLI M. B. M. Repensando o Papel da Universidade no Século XXI: Demandas e Desafios. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 9, n. 18, 2013. Disponível em: http://files.dirppg.ct.utfpr.edu.br/ppgte/revistatecnologiaesociedade/revEdEspecialTECSOC2013/revEdEspecialTECSOC2013_a05.pdf> Acesso em: 26 jul. 2014.
MOTTA, Jorge França. O Papel da Universidade na Formação Social do Educador Reflexivo: Relendo o ensino e a pesquisa na sociedade tecnológica. Revista Acervo, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 111-130, jul./dez. 2004.
ROCHA, Roberto Mauro Gurgel. Extensão Universitária: comunicação ou domesticação? São Paulo: Cortez: Autores Associados: Universidade Federal do Ceará, 1986.
ROCHA, Roberto Mauro Gurgel. A Construção do Conceito de Extensão universitária na América Latina. In: FARIA, Doris Santos de (Org.). Construção Conceitual da Extensão na America Latina. Brasília: Editora UNB., 2001.
SACRISTÁN, J.G. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SÍVERES, Luiz. Os processos de aprendizagem na formação e profissionalização docente. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 3, p. 649-661, set./dez. 2013.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO. Plano Pedagógico do Curso de Física Licenciatura. Passo Fundo. 2017.
VERAS, Dimas B.; MENDONÇA, Djanyse Barros de Arruda. Educação Popular e Reforma Universitária: Paulo Freire e a Criação do Serviço de Extensão Cultural. Estudos Universitários: Revista de Cultura, Recife – PE, n.24, p. 11-21, dez. 2009.
WANDERLEY, L. E. W. O que é universidade? São Paulo: Brasiliense, 2003.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.