DIÁLOGO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA UTILIZANDO A FOTOGRAFIA E A PINTURA PARA O ESTUDO DAS PAISAGENS DO SEMIÁRIDO NORDESTINO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21461.014Resumo
Este trabalho trata-se de um relato sobre o uso de recursos didáticos como a fotografia e a pintura no ensino de Geografia e sobretudo para o estudo do semiárido nordestino, com foco em suas paisagens. Pensando nisso foi elaborado um projeto de extensão com o tema “semiárido vivo! Riqueza ameaçada”, que foi apresentado e realizado na escola de Referência em Ensino Médio EREM Carlos Pena Filho, localizada no município de Salgueiro-PE, tendo por público-alvo alunos do ensino médio. Metodologicamente foram realizados levantamentos bibliográficos sobre as temáticas centrais da pesquisa e atividades teóricas, práticas (fotografias e pinturas) e ainda atividade de campo em um ponto turístico do município de Salgueiro-PE. As práticas realizadas afirmaram a importância de se trabalhar com fotografias para o estudo da paisagem no ensino de Geografia e reforçaram a importância do estudo do semiárido brasileiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.