DIÁLOGO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA UTILIZANDO A FOTOGRAFIA E A PINTURA PARA O ESTUDO DAS PAISAGENS DO SEMIÁRIDO NORDESTINO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21461.014Abstract
Este trabalho trata-se de um relato sobre o uso de recursos didáticos como a fotografia e a pintura no ensino de Geografia e sobretudo para o estudo do semiárido nordestino, com foco em suas paisagens. Pensando nisso foi elaborado um projeto de extensão com o tema “semiárido vivo! Riqueza ameaçada”, que foi apresentado e realizado na escola de Referência em Ensino Médio EREM Carlos Pena Filho, localizada no município de Salgueiro-PE, tendo por público-alvo alunos do ensino médio. Metodologicamente foram realizados levantamentos bibliográficos sobre as temáticas centrais da pesquisa e atividades teóricas, práticas (fotografias e pinturas) e ainda atividade de campo em um ponto turístico do município de Salgueiro-PE. As práticas realizadas afirmaram a importância de se trabalhar com fotografias para o estudo da paisagem no ensino de Geografia e reforçaram a importância do estudo do semiárido brasileiro.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.