AÇÃO EM EXTENSÃO COMO PRÁTICA LIBERTADORA: EXPERIÊNCIA COM O TEMA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO ENSINO BÁSICO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21488.013Resumo
Este artigo é uma mostra de experiências extensionistas ocorrentes em 2022 pertencentes ao projeto de extensão universitária da UTFPR titulado: parcerias institucionais para ações sociais nos colégios estaduais e escolas municipais de Curitiba-PR. Com a colaboração técnica de bolsista e participação ativa das autoras, foi organizada a ação “Vigilante dos resíduos”, para estudantes de ensino integral. A arte e a separação dos resíduos sólidos urbanos na escola e nos lares compuseram a investigação e coleta de dados. A construção de estratégias didático-pedagógicas, fundamentadas em uma prática libertária, explorou os conceitos basilares sobre extensão universitária de produção de saberes e conhecimentos por todos os sujeitos envolvidos. A partir da Sociologia da infância, de processos investigativos abertos e participação ativa, explorou-se a gamificação como estratégia didática. Conclui-se que existem fortes laços entre teorias, trabalho docente e práticas extensionistas para produção e apropriação de conhecimentos, busca de soluções e dos relacionamentos que estão em fase de processos potencializadores de inovação. Por isso, é necessário assegurar para o processo ensino e aprendizagem a libertação de práticas conservacionistas e pragmáticas que não conversem com movimentos e ações extensionistas de Educação Ambiental sobre o ambiente, pesquisa, e convivialidade com o Cosmos e a ética.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.