A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE: PERCEPÇÕES DISCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21776.015

Resumo

O novo paradigma que institui a curricularização de ações extensionistas em todos os cursos de graduação, coloca em evidência o papel da extensão na tríade organizacional das universidades brasileiras. No escopo dessa configuração, buscamos compreender como os acadêmicos do curso de licenciatura em matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) percebem a curricularização da extensão a partir da experiência vivida com ela. A pesquisa se constituiu com a postura fenomenológica, cujo desdobramento revela percepções sobre as diferenças entre os contextos acadêmico e social-extensionista, evidenciadas pelas ações de extensão; percepções sobre os aspectos limitadores e, sobretudo, sobre os aspectos potencializadores, vistos e antevistos à medida que a extensão se consolide no referido curso como componente curricular.

Biografia do Autor

Eduardo Dall’Agnol Silvério, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Acadêmico de Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil. 

Matheus Soares, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Acadêmico de Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil. 

Bruno Mateus Limberger Meirinho, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Acadêmico de Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil. 

Paulo Wichnoski, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Professor Colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil. Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática.

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Publicado

2023-06-15