ANGOLA E BRASIL NAS TRILHAS DA ALFABETIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.22133.030

Resumo

Este artigo é o resultado de uma das atividades extensionistas do projeto Construção de Metodologias Integradoras para a formação e atuação de professores em Angola e no Brasil, vinculado à Rede Internacional de Extensão Universitária (RIEU), e objetiva contribuir para a ampliação de conhecimentos teórico-metodológicos de docentes e de discentes acerca da alfabetização, especialmente sobre o processo de consolidação da aprendizagem das propriedades do sistema de escrita alfabético-ortográfico e das convenções que regem seus usos. A atividade seguiu a metodologia de oficina, baseada na relação teórico-prática, seguindo uma dinâmica interativa e se constituindo em espaço para observação e problematização da realidade. A ação permitiu, aos participantes, discutirem a relevância da avaliação diagnóstica, analisarem textos produzidos por estudantes de Angola e do Brasil que se encontram em situação de distorção idade-série e discutirem propostas de intervenção para auxiliar a práxis docente.

Palavras-chave: Alfabetização; Formação docente; Internacionalização da extensão.

Biografia do Autor

Fatima Aparecida de Souza, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professora na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil. Doutorado em Língua Portuguesa.

Sheila Perina de Souza, Universidade de São Paulo - USP

Aluna de Doutorado em Educação na Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Abias Cachindele Tchombossi, Universidade do Minho (UMINHO)

Professor, Supervisor Pedagógico, Consultor e Escritor na rede pública e privada em Angola. Aluno de Mestrado em Sociologia da Educação e Políticas Educativas na Universidade do Minho, Braga, Portugal.

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Publicado

2023-10-02