USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA SURDOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23101.007

Resumo

O objetivo deste relato de experiência foi descrever uma ação extensionista educativa de saúde bucal com metodologia ativa para surdos. A ação foi realizada por integrantes do ‘Projeto Sorrir’ da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico de Jequié/BA. Participaram seis surdos. Inicialmente, apresentaram-se onze termos relacionados à saúde bucal com imagens/legendas e seus respectivos sinais em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Durante a apresentação de cada termo, houve interação com o público-alvo sobre o contexto do termo, com colaboração de dois professores de Libras da instituição. Para verificação de aprendizagem e fixação dos termos, realizou-se o jogo das três pistas, em que, para cada termo, haveria três dicas, e os participantes deveriam descobri-lo, respondendo em Libras ou apontando as imagens. A ação possibilitou interação e benefícios no conhecimento de Libras e de saúde bucal, tanto para os surdos como para os discentes extensionistas.

Palavras-chave: Pessoas com Deficiência Auditiva; Educação de Pessoas com Deficiência Auditiva; Educação em Saúde Bucal; Saúde Bucal; Relações Comunidade-Instituição.

Biografia do Autor

Deborah Evelyn Ribeiro dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Aluna de Graduação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Jequié, Bahia, Brasil.

Aisa Rocha Aguiar, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Aluna de Graduação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Jequié, Bahia, Brasil.

Camila Santos Lemos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Aluna de Graduação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Jequié, Bahia, Brasil.

Thalia Souza Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Aluna de Graduação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Jequié, Bahia, Brasil.

Ruanna Weyll Abijaude Mansur Gonzaga, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Aluna de Graduação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Jequié, Bahia, Brasil.

Manoelito Ferreira Silva Junior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professor na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Jequié, Bahia, Brasil. Doutorado em Odontologia.  

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Publicado

2024-09-20