USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA SURDOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23101.007Abstract
O objetivo deste relato de experiência foi descrever uma ação extensionista educativa de saúde bucal com metodologia ativa para surdos. A ação foi realizada por integrantes do ‘Projeto Sorrir’ da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico de Jequié/BA. Participaram seis surdos. Inicialmente, apresentaram-se onze termos relacionados à saúde bucal com imagens/legendas e seus respectivos sinais em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Durante a apresentação de cada termo, houve interação com o público-alvo sobre o contexto do termo, com colaboração de dois professores de Libras da instituição. Para verificação de aprendizagem e fixação dos termos, realizou-se o jogo das três pistas, em que, para cada termo, haveria três dicas, e os participantes deveriam descobri-lo, respondendo em Libras ou apontando as imagens. A ação possibilitou interação e benefícios no conhecimento de Libras e de saúde bucal, tanto para os surdos como para os discentes extensionistas.
Palavras-chave: Pessoas com Deficiência Auditiva; Educação de Pessoas com Deficiência Auditiva; Educação em Saúde Bucal; Saúde Bucal; Relações Comunidade-Instituição.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
b) By submitting an article to the Revista Conexão UEPG and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
c) Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Conexão UEPG and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal.