USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA SURDOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23101.007Abstrakt
O objetivo deste relato de experiência foi descrever uma ação extensionista educativa de saúde bucal com metodologia ativa para surdos. A ação foi realizada por integrantes do ‘Projeto Sorrir’ da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico de Jequié/BA. Participaram seis surdos. Inicialmente, apresentaram-se onze termos relacionados à saúde bucal com imagens/legendas e seus respectivos sinais em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Durante a apresentação de cada termo, houve interação com o público-alvo sobre o contexto do termo, com colaboração de dois professores de Libras da instituição. Para verificação de aprendizagem e fixação dos termos, realizou-se o jogo das três pistas, em que, para cada termo, haveria três dicas, e os participantes deveriam descobri-lo, respondendo em Libras ou apontando as imagens. A ação possibilitou interação e benefícios no conhecimento de Libras e de saúde bucal, tanto para os surdos como para os discentes extensionistas.
Palavras-chave: Pessoas com Deficiência Auditiva; Educação de Pessoas com Deficiência Auditiva; Educação em Saúde Bucal; Saúde Bucal; Relações Comunidade-Instituição.
Stahování
Publikováno
Číslo
Sekce
Licence
Tato práce je licencována pod Mezinárodní licencí Creative Commons Attribution 4.0 .
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.