A IMPORTÂNCIA DO CIRURGIÃO-DENTISTA NA EQUIPE HOSPITALAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23191.042Resumo
A atuação do cirurgião-dentista em ambiente hospitalar, dentre outras funções, permite a redução de infecções oportunistas, o diagnóstico precoce de lesões bucais, bem como a identificação de outras condições clínicas que podem ser negligenciadas pela equipe médica. O objetivo deste trabalho foi destacar a importância da Odontologia Hospitalar no manejo de condições clínicas de competência do cirurgião-dentista. As ações descritas contemplam um relato de experiência do Projeto de Extensão “Saúde Bucal em Ambiente Hospitalar - Assistência Odontológica aos pacientes internados na Santa Casa de Caridade - Diamantina/MG (SCCD)”, no ano de 2023. Dentre as atividades realizadas, destacou-se a identificação de uma fratura de mandíbula em um paciente vítima de acidente automobilístico, não identificada pela equipe médica da instituição. Devido à rápida identificação e encaminhamento do caso para o cirurgião bucomaxilofacial associado à SCCD, foi possível realizar o tratamento com boa evolução clínica, destacando a importância do cirurgião-dentista na equipe hospitalar.
Palavras-chave: Equipe Hospitalar de Odontologia; Extensão Universitária; Traumatismos Maxilofaciais; Fraturas Mandibulares; Equipe de Assistência ao Paciente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.