A IMPORTÂNCIA DO CIRURGIÃO-DENTISTA NA EQUIPE HOSPITALAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23191.042Abstract
A atuação do cirurgião-dentista em ambiente hospitalar, dentre outras funções, permite a redução de infecções oportunistas, o diagnóstico precoce de lesões bucais, bem como a identificação de outras condições clínicas que podem ser negligenciadas pela equipe médica. O objetivo deste trabalho foi destacar a importância da Odontologia Hospitalar no manejo de condições clínicas de competência do cirurgião-dentista. As ações descritas contemplam um relato de experiência do Projeto de Extensão “Saúde Bucal em Ambiente Hospitalar - Assistência Odontológica aos pacientes internados na Santa Casa de Caridade - Diamantina/MG (SCCD)”, no ano de 2023. Dentre as atividades realizadas, destacou-se a identificação de uma fratura de mandíbula em um paciente vítima de acidente automobilístico, não identificada pela equipe médica da instituição. Devido à rápida identificação e encaminhamento do caso para o cirurgião bucomaxilofacial associado à SCCD, foi possível realizar o tratamento com boa evolução clínica, destacando a importância do cirurgião-dentista na equipe hospitalar.
Palavras-chave: Equipe Hospitalar de Odontologia; Extensão Universitária; Traumatismos Maxilofaciais; Fraturas Mandibulares; Equipe de Assistência ao Paciente.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.