O MERCADO DO LEITE DE TOBIAS BARRETO/SE: CENÁRIO PRODUTIVO E AS TRANSFORMAÇÕES MERCADOLÓGICAS DO LEITE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24484.008

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar o cenário produtivo e as transformações mercadológicas presentes na cadeia produtiva do leite no município de Tobias Barreto/SE. Por meio de questionários semiestruturados aplicados a pecuaristas familiares, foram realizados três estratos de produção, sendo possível constatar que os produtores com maior estrato de produção, de 101 a 300 L dia-1, são os responsáveis pelo maior volume produzido. Por outro lado, não apresentam a maior produtividade, encontrada em produtores com 51 a 100 L dia-1. Em relação ao preço recebido pelo litro de leite, os produtores de 101 a 300 L dia-1 e os de 51 a 100 L dia-1 recebem os menores valores no mercado, ao passo que os produtores de 0 a 50 L dia-1 são os que recebem os maiores valores. Por fim, afirma-se que há heterogeneidade na produção e um processo de integração da indústria de laticínios com os pecuaristas familiares, com foco na venda direta ao laticínio.

Palavras-chave: Pecuária familiar. Socioeconomia. Cadeia produtiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilly Karoline dos Santos Alves, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Aluna de Mestrado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristovão, SE, Brasil.

Ana Paula Schervinski Villwock, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pós-doutorado em Desenvolvimento Rural.  Doutorado em Extensão Rural.

Alessandra Matte, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTPFR)

Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Santa Helena, PR, Brasil. Doutorado em Desenvolvimento Rural. 

Juliano Luiz Fossá, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Professor na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Dom Pedrito, RS, Brasil.  Doutorado em Administração. Pós-Doutorado Ciências Ambientais. 

Downloads

Publicado

2025-06-04