O MERCADO DO LEITE DE TOBIAS BARRETO/SE: CENÁRIO PRODUTIVO E AS TRANSFORMAÇÕES MERCADOLÓGICAS DO LEITE
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24484.008Resumo
O objetivo deste artigo foi analisar o cenário produtivo e as transformações mercadológicas presentes na cadeia produtiva do leite no município de Tobias Barreto/SE. Por meio de questionários semiestruturados aplicados a pecuaristas familiares, foram realizados três estratos de produção, sendo possível constatar que os produtores com maior estrato de produção, de 101 a 300 L dia-1, são os responsáveis pelo maior volume produzido. Por outro lado, não apresentam a maior produtividade, encontrada em produtores com 51 a 100 L dia-1. Em relação ao preço recebido pelo litro de leite, os produtores de 101 a 300 L dia-1 e os de 51 a 100 L dia-1 recebem os menores valores no mercado, ao passo que os produtores de 0 a 50 L dia-1 são os que recebem os maiores valores. Por fim, afirma-se que há heterogeneidade na produção e um processo de integração da indústria de laticínios com os pecuaristas familiares, com foco na venda direta ao laticínio.
Palavras-chave: Pecuária familiar. Socioeconomia. Cadeia produtiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.