O MERCADO DO LEITE DE TOBIAS BARRETO/SE: CENÁRIO PRODUTIVO E AS TRANSFORMAÇÕES MERCADOLÓGICAS DO LEITE
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24484.008Abstract
O objetivo deste artigo foi analisar o cenário produtivo e as transformações mercadológicas presentes na cadeia produtiva do leite no município de Tobias Barreto/SE. Por meio de questionários semiestruturados aplicados a pecuaristas familiares, foram realizados três estratos de produção, sendo possível constatar que os produtores com maior estrato de produção, de 101 a 300 L dia-1, são os responsáveis pelo maior volume produzido. Por outro lado, não apresentam a maior produtividade, encontrada em produtores com 51 a 100 L dia-1. Em relação ao preço recebido pelo litro de leite, os produtores de 101 a 300 L dia-1 e os de 51 a 100 L dia-1 recebem os menores valores no mercado, ao passo que os produtores de 0 a 50 L dia-1 são os que recebem os maiores valores. Por fim, afirma-se que há heterogeneidade na produção e um processo de integração da indústria de laticínios com os pecuaristas familiares, com foco na venda direta ao laticínio.
Palavras-chave: Pecuária familiar. Socioeconomia. Cadeia produtiva.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.