ARTICULA TECNOLOGIAS - É POSSÍVEL A INSERÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO EM CURSOS DE ENGENHARIA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.24508.052

Resumo

A transformação forçada para uma forma emergencial de ensino remoto em 2020 evidenciou a carência de conhecimentos básicos de informática por parte da população brasileira em geral. O curso Articula Tecnologias do Projeto Articula Cursinhos-Rede Articul@ções foi uma iniciativa de curricularização da extensão na Unidade Curricular Algoritmos e Programação Computacional, do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de São Paulo. Os ganhos aos graduandos foram: (i) a experiência de atuar em um projeto que exige a comunicação com outros grupos de trabalho e com o público externo, (ii) resolução de conflitos e (iii) a responsabilidade social. A ação possibilitou a colaboração de docentes de diferentes áreas (Educação e Engenharia), a inserção curricular de projetos de educação existentes e a articulação da pesquisa com as práticas para uma universidade socialmente referenciada em práticas emancipatórias e conhecimento pluriversitário. Atualmente o curso segue apenas na modalidade MOOC/Massive Open On-line Course.

Downloads

Biografia do Autor

Eliane de Souza Cruz, Departamento de Ensino em Ciências e Matemática - UNIFESP-Diadema

Docente da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP – Diadema, Licenciada em Física pela USP, Mestre em Ensino de Física e Química e Doutorado em Educação na Universidade de Aveiro em Portugal, Conselheira no Fórum Estadual de Educação, Idealizadora da Rede Articul@ções - Rede internacional de parcerias interinstitucionais na pesquisa, extensão, ensino e gestão. Coordenadora do grupo de pesquisa - rede de grupos de pesquisa luso-brasileiro Articul@ções. ÁREA DE PESQUISA: Articulação da pesquisa com as práticas profissionais e sociais através de redes/parcerias (em Educação, Ciências/Tecnologia/Saúde e Meio Ambiente), extensão popular, formação de professores/profissionais, curricularização da extensão e temas trans-interdisciplinares. PRÊMIO: menção honrosa pela Unifesp em reconhecimento às atividades enquadradas no Objetivo de desenvolvimento sustentável 17 - parcerias e meios de implementação.

Bruno Faccini Santoro , Op2B - Otimização para Negócios

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (2008), com duplo diploma pela Ecole Polytechnique - Paris (2007). É mestre em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (2011) e doutor pela mesma instituição (2015), tendo realizado um estágio na Universidad Nacional del Litoral - Santa Fe, Argentina (2014). Foi pesquisador em nível de pós-doutorado na West Virginia University, Estados Unidos, entre 2015 e 2016. Entre 2016 e 2022, foi Professor do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Seus principais temas de interesse em pesquisa incluem controle preditivo de processos, estimação de estados e otimização.

Wilson Hideki Hirota, Departamento de Engenharia Química - UNIFESP-Diadema

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos de polimerização.

Downloads

Publicado

2025-02-13

Edição

Seção

Dossiê: Curricularização da Extensão