ARTICULA TECNOLOGIAS - É POSSÍVEL A INSERÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO EM CURSOS DE ENGENHARIA?
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.24508.052Resumo
A transformação forçada para uma forma emergencial de ensino remoto em 2020 evidenciou a carência de conhecimentos básicos de informática por parte da população brasileira em geral. O curso Articula Tecnologias do Projeto Articula Cursinhos-Rede Articul@ções foi uma iniciativa de curricularização da extensão na Unidade Curricular Algoritmos e Programação Computacional, do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de São Paulo. Os ganhos aos graduandos foram: (i) a experiência de atuar em um projeto que exige a comunicação com outros grupos de trabalho e com o público externo, (ii) resolução de conflitos e (iii) a responsabilidade social. A ação possibilitou a colaboração de docentes de diferentes áreas (Educação e Engenharia), a inserção curricular de projetos de educação existentes e a articulação da pesquisa com as práticas para uma universidade socialmente referenciada em práticas emancipatórias e conhecimento pluriversitário. Atualmente o curso segue apenas na modalidade MOOC/Massive Open On-line Course.
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