BONECAS RITXOKÓ EM CONTEXTOS DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO: A ARTE DE FAZER, BRINCAR E REPRESENTAR O UNIVERSO FEMININO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25004.025

Resumo

Este artigo apresenta um recorte do projeto extensionista "Diversidade cultural de povos indígenas na sociedade brasileira", vinculado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Focamos na extensão, pesquisa e ensino, sobre a arte de fazer as bonecas Ritxokó, no universo feminino da cultura Karajá, os quais nos levaram a uma pesquisa bibliográfica, mobilizadora para a prática experimental com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. O estudo revelou possibilidades de aliar extensão, pesquisa e ensino, recorrendo à arte indígena como indutora da proposta metodológica. Fundamentamo-nos em pesquisas que reconhecem as bonecas Ritxokó como Patrimônio Artístico e Histórico Nacional, além de depoimentos e oficinas práticas. Constatamos que a temática indígena, quando amplamente debatida em contextos de aprendizagem, por meio da confecção de bonecas da cultura Karajá, revelou saberes expressivos da representatividade feminina indígena.

Palavras-chave: Cultura Indígena Karajá; Universo Feminino; Bonecas Ritxokó; Educação; Arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisangela Christiane de Pinheiro Leite Munaretto, Rede Municipal de Ensino de Curitiba

Professora do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, PR, Brasil. Doutorado em Tecnologia e Sociedade. 

Maclovia Corrêa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, PR, Brasil. Doutorado em Arquitetura e Urbanismo.

Downloads

Publicado

2025-09-16