BONECAS RITXOKÓ EM CONTEXTOS DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO: A ARTE DE FAZER, BRINCAR E REPRESENTAR O UNIVERSO FEMININO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25004.025

Résumé

Este artigo apresenta um recorte do projeto extensionista "Diversidade cultural de povos indígenas na sociedade brasileira", vinculado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Focamos na extensão, pesquisa e ensino, sobre a arte de fazer as bonecas Ritxokó, no universo feminino da cultura Karajá, os quais nos levaram a uma pesquisa bibliográfica, mobilizadora para a prática experimental com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. O estudo revelou possibilidades de aliar extensão, pesquisa e ensino, recorrendo à arte indígena como indutora da proposta metodológica. Fundamentamo-nos em pesquisas que reconhecem as bonecas Ritxokó como Patrimônio Artístico e Histórico Nacional, além de depoimentos e oficinas práticas. Constatamos que a temática indígena, quando amplamente debatida em contextos de aprendizagem, por meio da confecção de bonecas da cultura Karajá, revelou saberes expressivos da representatividade feminina indígena.

Palavras-chave: Cultura Indígena Karajá; Universo Feminino; Bonecas Ritxokó; Educação; Arte.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Elisangela Christiane de Pinheiro Leite Munaretto, Rede Municipal de Ensino de Curitiba

Professora do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, PR, Brasil. Doutorado em Tecnologia e Sociedade. 

Maclovia Corrêa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, PR, Brasil. Doutorado em Arquitetura e Urbanismo.

Téléchargements

Publié-e

2025-09-16