BONECAS RITXOKÓ EM CONTEXTOS DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO: A ARTE DE FAZER, BRINCAR E REPRESENTAR O UNIVERSO FEMININO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25004.025Abstract
Este artigo apresenta um recorte do projeto extensionista "Diversidade cultural de povos indígenas na sociedade brasileira", vinculado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Focamos na extensão, pesquisa e ensino, sobre a arte de fazer as bonecas Ritxokó, no universo feminino da cultura Karajá, os quais nos levaram a uma pesquisa bibliográfica, mobilizadora para a prática experimental com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. O estudo revelou possibilidades de aliar extensão, pesquisa e ensino, recorrendo à arte indígena como indutora da proposta metodológica. Fundamentamo-nos em pesquisas que reconhecem as bonecas Ritxokó como Patrimônio Artístico e Histórico Nacional, além de depoimentos e oficinas práticas. Constatamos que a temática indígena, quando amplamente debatida em contextos de aprendizagem, por meio da confecção de bonecas da cultura Karajá, revelou saberes expressivos da representatividade feminina indígena.
Palavras-chave: Cultura Indígena Karajá; Universo Feminino; Bonecas Ritxokó; Educação; Arte.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.