METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO: UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS E MODELOS DIDÁTICOS INTERATIVOS NA AULA DE BIOLOGIA MOLECULAR
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25691.058Resumo
As inovações tecnológicas revolucionaram o mundo atual com resultados surpreendentes. Difundir ciência e tecnologia entre os estudantes de escolas públicas no Brasil significa incentivar futuros mentores em processos inovadores, especialmente na área da saúde. Este artigo apresenta os resultados obtidos em duas edições do projeto de extensão "Inovação e tecnologia: a Biologia Molecular (BM) a serviço da saúde e dentro da escola". A abordagem metodológica permitiu aos alunos do ensino médio explorar a aplicabilidade da BM em prol da saúde humana. Foram utilizadas diferentes estratégias envolvendo metodologias ativas, como os modelos didáticos interativos, a gamificação e as estações interativas com as técnicas e tecnologias da BM. As diferentes abordagens metodológicas envolveram e motivaram os alunos em uma atividade significativa, reforçando a importância dos conhecimentos científicos e tecnológicos para a resolução de problemas cotidianos. Além disso, exploraram conceitos complexos e abstratos a partir das experiências vivenciadas.
Palavras-chave: Biologia molecular; Tecnologia; Coronavírus; Metodologias ativas; Ensino médio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.