O PROJETO “NOVOS TALENTOS” NA PROMOÇÃO DE DISCUSSÕES SOBRE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE PROFESSORES

Autores

  • Rafaele Rodrigues de Araújo Universidade Federal do Rio Grande
  • Cristiane da Cunha Alves Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ciências da Natureza, Formação de Professores.

Resumo

O presente artigo emergiu de ações do Projeto de extensão Novos Talentos “Alfabetização Científica e Cidadania: Investindo em Novos Talentos no Pampa Gaúcho”, em que realizamos uma atividade com o intuito de promover reflexões sobre a prática interdisciplinar. Essa ação teve como objetivo compartilhar informações sobre a docência interdisciplinar e a produção de materiais para as atividades que serão realizadas com os professores da Educação Básica, ou seja, de forma a unir a formação inicial e continuada. A partir da oficina realizada, percebemos como as ações com os licenciandos poderão contribuir com as atividades planejadas no projeto para a formação continuada dos docentes atuantes nas escolas. Nesse sentido, através da Análise Textual Discursiva, revelamos que é indispensável promover espaços para discussões e reflexões sobre a prática interdisciplinar nos meios educativos. Além disso, notamos que, para a formação do professor interdisciplinar, são necessárias mudanças tanto metodológicas quanto no processo de ser e pensar interdisciplinar.

Biografia do Autor

Rafaele Rodrigues de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande

Professora do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil. Aluna do Curso de Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil. 

Cristiane da Cunha Alves, Universidade Federal do Pampa

Aluna do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa  (UNIPAMPA), Brasil.

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Publicado

2015-08-11