O USO DAS AJUDAS TÉCNICAS PELOS PROFESSORES DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E CLASSES INCLUSIVAS

Autores

  • Suellen da Rocha Rodrigues Universidade Federal Fluminense
  • Edicléa Mascarenhas Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Ajudas Técnicas, Acessibilidade, Educação Inclusiva.

Resumo

Este estudo é uma ramificação do Projeto de Extensão “Diversidade e Inclusão: Vivenciado Linguagens”, desenvolvido pelo Núcleo de Educação Especial e Inclusiva da UERJ e tem como objetivo pesquisar o uso da ajuda técnica por parte dos professores de Salas de Recursos Multifuncionais e Classes Inclusivas, de um município da região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada é a pesquisa participante/pesquisa-ação, a partir da realização de duas oficinas que buscaram possibilitar aos professores a oportunidade de conhecer e refletir sobre importância de tais recursos, através do contato e da experimentação, tendo sido aprovado pela Plataforma Brasil, em 2014, sob o nº do parecer: 647.037. Concluímos que a atividade desenvolvida pelo projeto proporcionou aos professores um maior conhecimento sobre a ajuda técnica, não somente na compreensão do uso de software, mas no seu uso como ferramenta que vem a facilitar a autonomia de seu aluno.

Biografia do Autor

Suellen da Rocha Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Aluna do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil.

Edicléa Mascarenhas Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERG), Brasil. Professora convidada do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil. Doutorado em Ciências na Área de Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Brasil.

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Publicado

2015-08-11