O USO DAS AJUDAS TÉCNICAS PELOS PROFESSORES DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E CLASSES INCLUSIVAS
Parole chiave:
Ajudas Técnicas, Acessibilidade, Educação Inclusiva.Abstract
Este estudo é uma ramificação do Projeto de Extensão “Diversidade e Inclusão: Vivenciado Linguagens”, desenvolvido pelo Núcleo de Educação Especial e Inclusiva da UERJ e tem como objetivo pesquisar o uso da ajuda técnica por parte dos professores de Salas de Recursos Multifuncionais e Classes Inclusivas, de um município da região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada é a pesquisa participante/pesquisa-ação, a partir da realização de duas oficinas que buscaram possibilitar aos professores a oportunidade de conhecer e refletir sobre importância de tais recursos, através do contato e da experimentação, tendo sido aprovado pela Plataforma Brasil, em 2014, sob o nº do parecer: 647.037. Concluímos que a atividade desenvolvida pelo projeto proporcionou aos professores um maior conhecimento sobre a ajuda técnica, não somente na compreensão do uso de software, mas no seu uso como ferramenta que vem a facilitar a autonomia de seu aluno.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.