ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DA ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICAEM UMA ESCOLA DO PANTANAL DE MATO GROSSO

Autores

  • Nelson Antunes de Moura Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Juciley Benedita da Silva Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso (CEFAPRO)

Palavras-chave:

Ensino, Ilustração biológica, Estratégias metodológicas.

Resumo

Na educação formal, a utilização de práticas ilustrativas é muito pouco utilizada pelos professores para o ensino dos conteúdos de Ciências e Biologia. A adoção de metodologias diferenciadas é uma prática que deve ser incentivada desde os primeiros anos de formação, pois à medida que novas estratégias didáticas se mostram eficientes, o emprego dessas práticas em sala de aula oportuniza professores mais seguros e confiantes. Este trabalho faz parte do projeto de extensão “Ilustração Científica: artes e ciências integradas”, aplicado para o ensino de biologia na escola Estadual Santa Claudina, Distrito de Mimoso, município de Santo Antônio de Leverger, localizado no sub-pantanal de Barão de Melgaço, estado de Mato Grosso. Aspráticas foram feitas através de técnicas da ilustração científica: decalque, grafitismo e pontilhismo; o público-alvo foram duas turmas do Centro de Ensino de Jovens e Adultos (CEJA), alunos do 6º Ano do ensino fundamental e professores da unidade escolar. Com o uso dessa estratégia de ensino, os conteúdos foram ministrados de forma diferenciadapara a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Nelson Antunes de Moura, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Brasil. Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil.

Juciley Benedita da Silva, Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso (CEFAPRO)

Professora Formadora da Alfabetização do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso (CEFAPRO), Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-15